sábado, 14 de junho de 2008

Ainda o tratado

GANHAR NA SECRETARIA

• Não, não vamos falar do “ apito dourado” ou de qualquer outro caso futebolístico. Falamos sim do referendo irlandês que “ chumbou” o chamado Tratado de Lisboa.
Na altura em que escrevemos o assunto tem sido objecto de vários debates nas estações televisivas. Assistimos a uns que se realizaram .na RTP1, SIC, Sicnotícias e RTPN.
Outros terá havido.
Por exemplo, o doutor Durão Barroso defendeu que o tratado deve continuar..isto não obstante estar escrito no plano jurídico que é necessária a aprovação de todos os países.
A doutora Elsa Ferreira por seu lado disse que era preciso repetir o referendo na Irlanda…como quem diz “ se não vai a bem vai a mal”.
Mas não vimos nenhum jornalista questionar porque é que não se fizeram referendos nos restantes países da União nem porque é que simplesmente se tinha ignorado os anteriores “ não” em referendos fritos na França e Holanda a versões similares do tratado.
Que os senhores que entendem governar em nosso nome defendam interesses muito particulares, percebe-se. Mas os jornalistas..pelo menos aqueles que se dizem independentes…têm a obrigação de questionar e não simplesmente dizer” ámen” a tudo quanto lhes aparece.
Por exemplo o " Diário de Noticias" de hoje escreve em t´tulo" Um milhão anula tratdo".
Pois é..mas pelo menos foi um milhão de votantes e não meia dúzia de iluminados a falar em nome de povos que não quis consultar.

Sem comentários: