quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Comentário

Este é um comentário que fizeram ao meu escrito de ontem sobre Kosovo, IOssétia do Sul e Abkázia.
Publico-o tal com me foi enviado.
Há semelhanças, mas não totalmente. Vejamos:
1 - O Kosovo sempre foi uma província da Sérvia. Foi mesmo lá que nasceu a Sérvia. O facto de os imigrantes albaneses passarem a ser a maioria da população é como se os espanhóis passassem a ser a maioria dos residentes na Margem Esquerda do Guadiana e depois reclamassem a independência dessa região alentejana.
2 - A Ossétia do Sul e a Abkásia, tal como a Ossétia do Norte eram regiões autónomas da ex-União Soviética. A URSS era constituída por Repúblicas Autónomas e por Regiões Autónomas.
Estas últimas estavam agregadas a Repúblicas Autónomas, a sua autonomia era menos abrangente que a das Repúblicas, mas não faziam parte delas. A Ossétia do Sul e a Abkásia estavam ligadas à Geórgia, enquanto a Ossétia do Norte estava ligada à Federação Russa. Tal como qualquer das Repúblicas podia livremente separar-se da União, se fosse essa a vontade do seu povo, (a Mongólia, por exemplo, não aceitou fazer parte da URSS, embora tenha sempre alinhado dentro do campo socialista), também o povo duma região autónoma podia decidir desligar-se da República a que estava agregada.
3 - Desfeita a União Soviética, passou a não fazer sentido que essas regiões autónomas passassem a fazer parte integrante da Geórgia contra a vontade dos respectivos povos e, dessa forma, arrastá-las para a área de influência dos Estados Unidos e da OTAN. Por isso, é absolutamente legítimo que os povos dessas ex-regiões se disponham a assumir-se como nações independentes.


Carlos Domingos
----- Original Message -----

Sem comentários: