domingo, 8 de março de 2009

Com a devida vénia

Com a devida vénia..copiado do blog "FLISCORNO"
Magalhães tem sido propagandiado como uma mais valia para a educação por causa dos conteúdos pedagógicos. Face ao mau software incluído, o ME decidiu mandar desinstala-lo nos computadores já vendidos e instruiu a JP Sá Couto para não o incluir naqueles que estejam a ser produzidos.

Se aceitarmos o pressuposto dessa mais valia, é licito afirmar que o Magalhães agora vale menos.
A surpresa de quem não qualifica

Posted: 07 Mar 2009 08:09 AM PST

Jorge Pedreira mostrou-se surpreendido pelos erros no software do Magalhães. É a surpresa de quem nunca olhou para o que manda usar nas escolas. Nem pessoalmente, nem através da equipa do ME. Ou será que qualificaram o produto mas não viram os erros?

Uma paródia sobre este tema: Mudas-ti
Acabas-ti

Posted: 07 Mar 2009 07:00 AM PST

Impulsionados pelo sucesso de uma campanha publicitária com o mote Mudasti, decidiram os criativo ligados ao Magalhães seguir uma estratégia original: contratar um tradutor certificado pelas Novas Oportunidades. O objectivo versava a introdução de abundantes erros ortográficos e de sintaxe no software didáctico por forma a aumentar a atenção dos alunos face à parvoíce.

Uma abordagem polémica, como se constata hoje na comunicação social pela notícia divulgada pelo Expresso e repetida no Público. E arriscada também, já que poderia ter sido chumbada à partida pelo Ministério da Educação. Mas neste aspecto, a JP Sá Couto fez uma aposta de baixo risco pois antecipou que o ME nem olharia para os conteúdos incluídos nesta ferramenta educativa.

Infelizmente, quer o ME agora terminar esta experiência educativa, o que constitui uma reviravolta perante atitudes como, por exemplo, a que manteve em relação à Experiência Pedagógica TLEBS. Perdemos assim a oportunidade de ver os miúdos desenvolverem uma atitude crítica quanto a certas formas de escrever coisas como AXO e KERO. É pena. Logo agora que eu estava a ficar tão bem em impressionado com a competência do ME.

Nota: uma pesquisa sobre o que se está escrever sobre o Magalhães.

Sem comentários: