domingo, 20 de abril de 2008

Ainda a avaliação(2)

Sempre defendi que a divisão gratuita, aleatória e injusta da carreira, tal como concretizada pelo Concurso de Acesso a Professor Titular, corrói a credibilidade deste ou de qualquer outro modelo de avaliação que se suporte nesta divisão (a propósito, sejam bem-vindos ao clubeSrs. Drs.António Costa, Lobo Xavier e Pacheco Pereira). Como escrevi no meu blogue, em Setembro de 2007, o Concurso de Acesso a Professor Titular foi o acto administrativo de maior arbitrariedade e injustiça alguma vez praticado pelo Ministério da Educação desde o 25 de Abril de 1974, constituindo uma verdadeira "golpada" na hierarquização dos professores.




Agora, vem o Senhor Jorge Pedreira reconhecer a injustiça deste Concurso, quando, em Julho de 2007, a Senhora Ministra da Educação bradava "êxito!, êxito!", referindo-se ao mesmo. Das duas uma, ou não sabia do que falava, ou, então, era a habitual estridência demagógica a dissimular a inépcia (velha receita dos medíocres que adjectivam sem antes substantivarem).




E já não basta querer remendar uma manta cheia de buracos, com medidas avulsas para salvar os docentes do 10º escalão, pois as ultrapassagens injustificadas e escandalosas também ocorreram ao nível dos outros escalões. Pode demorar mais algum tempo, mas alguém com responsabilidades governativas há-de ter a frontalidade e a coragem de admitir a insensatez desse Concurso, que envenena as relações profissionais e a motivação nas escolas portuguesas.




Se os nossos governantes tivessem um laivo de vergonha, esta equipa ministerial estaria já demitida ou demissionária, tantos têm sido os atropelos à lei e à justiça. Mas estes senhores são, aborrecidamente, incompetentes, para protagonizarem um acto tão distinto!...De acordo com eles, ninguém chumba, nem eles próprios (porreiro, pá!).








Já agora, obrigado ao inspirador William Turner ("Piratas das Caraíbas"): "Nenhuma causa está perdida, enquanto alguém continuar a lutar por ela."








octávio v gonçalves

Sem comentários: