sexta-feira, 25 de maio de 2012

DENÚNCIA


Na sequência de uma denuncia pessoal de um anuncio de emprego que me foi enviada milhares de partilhas e de vozes insurgiram-se no Facebook relativamente às condições indignas que ofereciam para um emprego como arquitecto.
A saber, o candidato tinha de ter mestrado em Arquitectura, falar e escrever fluentemente mais de duas linguas, ter viatura própria, dominar com pericia software de 3d e ter espirito empreendedor. Por 500€ mensais.
Esta oferta de emprego torna-se ainda mais grave por ser tacitamente apoiada pelo programa governamental ESTIMULOS 2012, um programa de combate ao desemprego, que pela oferta em questão, não mostra nenhum tipo de critério na hora de distribuir dinheiro publico nem exige o minimo da adequabilidade de salários às capacidades das pessoas.
Este grupo pretende funcionar como plataforma de denuncia de ofertas de trabalho com condições humilhantes, para que cada um de nós, mas também os partidos, os sindicatos, as ordens profissionais, os movimentos sociais e outros tantos possam ter uma base de trabalho com factos concretos, para repudiarem vivamente a desvalorização crescente deste factor estruturante da nossa vida colectiva que é o Trabalho.
Falsos recibos verdes, estagiários como quase directores de departamentos, contratos eternamente renováveis de 6 meses, salários abaixo do salário minimo, tudo cabe aqui. Sempre que possivel peço a quem quiser denunciar condições de emprego humilhantes que coloque o link original de forma a ser mais fácil a identificação da proposta de trabalho.
E pode ser também, que pelo caminho, alguns patrões ganhem vergonha na cara antes de fazerem certo tipo de propostas..

Sem comentários: