sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O SENHOR SILVA


Olhe que o fazia mais novo, ó sôr Silva!*
* *
*Ó sôr Silva, desculpe lá eu andar para aí a pensar que vossemecê vivia
bem! De facto, 1.300 euros, depois de quase 40 anos de descontos, não dão
para nada. Nem mesmo com aquele biscate na Gulbenkian. Claro, falta aqui
mais qualquer coisita por mais quase 30 anos de descontos no Banco de
Portugal, no nível 18, o mais elevado da banca. Mas isso vai dar o quê?
Nada, nadinha de nada. Uns trocos. Claro que não dá para as despesas de
manutenção daquela vivendazinha lá no Algarve, não é? Ah, pois, essa foi
comprada com as poupanças. Já me esquecia que vossemecê, ó sôr Silva,
sempre foi muito poupadinho. Vossemecê e mais a sua Maria. Deus os fez,
Deus os ajuntou. *
* *
*Mas espere aí: vossemecê foi professor durante quase 40 anos, deu uns
palpites na Gulbenkian não sei durante quanto tempo, e ainda foi
funcionário do Banco de Portugal durante quase 30 anos? Olhe que o fazia
mais novo, ó sôr Silva. Isso dá quase 70 anos de trabalho. Mesmo que
vossemecê tivesse começado a trabalhar aos vinte e poucos, está para aí ?
deixe-me cá fazer contas? ? está para aí com mais de 90. Está bem
conservado, homem! Só a falar é que se nota qualquer coisita. Umas vezes,
não diz coisa com coisa; outras, até parece que não está cá: quando se está
à espera que vossemecê diga qualquer coisa, não sai mesmo nada; outras,
fala com a voz muito entaramelada. Pois é. É da idade, homem!*
* *
*Sabe o que lhe digo? Ainda vão dizer que vossemecê não é tão velho. Que
tem é um clone. Enquanto vossemecê davas aulas, o clone estava no Banco de
Portugal. Ou vice-versa. Ou será que nesse tempo já se trabalhava 16 horas
por dia? Ou mais, contando com a Gulbenkian.*
* *
*Sabe qual é a minha sorte, sabe? É que não tenho mansão no Algarve, por
isso, os meus 1.000 euros de reforma ainda vão dando para as minhas
despesas. Muito à tira, mas ainda vão dando. E a reforma da minha Maria é
de apenas 300 euros. Mas amanhã, já não sei se vai chegar. Se aquele tipo
do PSD continuar a governar, é bem possível que ainda vossemecê e eu, ó sôr
Silva, nos encontremos por aí a arrumar carros. Ou a fazer coisas piores,
sei lá. É que o desespero, às vezes?*
* *
*E se para nós é assim, vossemecê já viu o que não será para os desgraçados
dos 500 euros? E os pensionistas da reforma mínima? E os desempregados?
Ainda somos uns gajos cheios sorte. Somos, ou não?*
* *
*E sabe qual foi a minha maior sorte? É a de nunca ter conhecido ninguém no
BPN que me arranjasse um negociozito com acções milagrosas. Era capaz de me
ver metido nalguma alhada sem saber explicar muito bem certas coisas.*
* *
*Sabe quem nos lixou, sôr Silva? A ladroagem que nos tem governado! Olhe,
eu cá nunca votei neles. E vossemecê?*
* *
*Seu companheiro de infortúnio.*
*João Carlos L. Pereira*
*(Reformado do Santander ? Nível 9) *
* *
*PS ? Lembra-se de uma carta que lhe enviei a pedir-lhe que demitisse o
senhor Sócrates, pois o país estava a ser arrastado para o abismo?
Vossemecê fez orelhas de mercador a aguentou o sacripanta ainda mais dois
anos. Está a ver no que deu? Então não se queixe, homem de Deus!*
----- Finalizar mensagem reenviada -----


--




Victor Raposo






Sem comentários: