quarta-feira, 3 de junho de 2009

MISTÉRIOS

Este é o pensamento político que temos (em Portugal), está em todas:
· Estádios de futebol, hoje às moscas,
· TGV,
· novo aeroporto,
· nova ponte,
· auto-estradas onde bastavam estradas com bom piso,
· etc. etc.
A quem na verdade serve tudo isto?
PORTUGUESES, LEIAM AS LINHAS SEGUINTES E PENSEM
A QUEM VAI SERVIR O TGV ...

1. AOS FABRICANTES DE MATERIAL FERROVIÁRIO,
2. ÀS CONSTRUTORAS DE OBRAS PÚBLICAS E .. CLARO,
3. AOS BANCOS QUE VÃO FINANCIAR A OBRA ...

OS PORTUGUESES FICARÃO - UMA VEZ MAIS
- ENDIVIDADOS DURANTE DÉCADAS

POR CAUSA DE MAIS UMA OBRA MEGALÓMANA ! ! !


Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio.
Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dos nossos 'Alfa' por não ser tão luxuoso e ter menos serviços de apoio aos passageiros.

A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas.

Não fora conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemáticos pelos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos.

Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.
A resposta está na excelência das suas escolas,
· na qualidade do seu Ensino Superior,
· nos seus museus e escolas de arte,
· nas creches e jardins-de-infância em cada esquina,
· nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.


Percebe-se bem porque não
· construíram estádios de futebol desnecessários,
· constroem aeroportos em cima de pântanos,
· nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais.

O TGV é um transporte adequado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo.

É por isso que, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, só existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos).

É por razões de sensatez que não o encontramos
· na Noruega,
· na Suécia,
· na Holanda
· e em muitos outros países ricos.

Tirar 20 ou 30 minutos ao 'Alfa' Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros não trará qualquer benefício à economia do País.

Para além de que, dado ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.

Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se:

- 1000 (mil) Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2,5 milhões de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) creches (a 1 milhão de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) centros de dia para os nossos idosos (a 1milhão de euros cada um).

E ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras carências como, por exemplo, na urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.

Cabe ao Governo reflectir.

Cabe à Oposição contrapor.
Cabe-lhe a si
participar

Se concordar, reencaminhe esta mensagem!

DO DESASTRE DE AVIÃO AO DESASTRE DO B.P.N

Na altura em que escrevemos subsiste ainda o mistério do que terá ocasionado a queda do avião da Air France com as suas 228 vitimas mortais.
Tenhamos esperança que as causas do sucedido sejam averiguadas quanto mais não seja para tentar prevenir situações futuras.
Agora o que já não é mistério nenhum é o facto do nosso dinheiro..via Estado..via CGD ter servido para pagar um "buraco" de 2,5 mil milhões de euros no B.P.N.
Desse dinheiro...poucochinho..aí uns dez milhões... ou seja dois milhões de contos dos antigos serviram para pagar os seis meses de árduo trabalho do senhor Migeuel Cadilhe...
Muito "modesto" foi o pagamento ao senhor Luís Filipe Scolari, que " emprestou"( não está mal o empréstimo) a sua imagem para publicidade do banco pela módica quantia de um milhão e setecentos mil euros.
Explicado isto... continua a subsistir o "mistério" relativo ao resto do dinheiro... o P.S. agora acusa figuras ligadas ao P.S.D. de terem sido responsáveis, a começar por Dias Loureiro e não só.
Mas..mais um "mistério"... porque é que foi o P.S. que autorizou a ser o nosso dinheiro a cobrir tais "buracos " financeiros.
Zangam-se as comadres... e quem se lkixa é o mexiilhão.
Traduza-se ... P.S. e P.S.D. trocam birras ( já agora digam-me no concreto o que é que os separa) ..mas o pior é quem paga os desvarios..não são eles é o Zé Povinho.

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