terça-feira, 27 de outubro de 2009

AINDA A GRIPE SUÍNA (2)

Posted: 26 Oct 2009 07:10 PM PDT
"Não faz qualquer sentido estar contra a vacinação [contra o H1N1], até porque quem integra estes movimentos não tem motivação científica para estar contra", Francisco George, citado pelo Público


Ligue-se esta afirmação a uma outra sobre eventuais processos judiciais a que certos profissionais estariam alegadamente sujeitos por recusarem a vacinação e conclua-se que o direito constitucional de não ser obrigado a um acto médico é para ir para as favas. Isto é uma campanha de medo porque, chegando a vias de facto, no tribunal isto nunca dará nada. Sintomático, no entanto.

Nisto tudo, há que não esquecer que em 1976 (apenas há 33 anos!) morreram mais pessoas da vacina do que da gripe propriamente dita!

Teorias da conspiração à parte, olhem-se os factos:

O Tamiflu já tinha sido apontado para a solução da anterior gripe aviária, cujo caos nunca se verificou;
A gripe suína foi declarada pandemia mas mesmo assim, no hemisfério sul, onde o inverno já passou, esta gripe não teve maior mortalidade do que a gripe comum*.
Não deixa de ser irónico que doenças que realmente matam, como o vírus do papiloma humano só para citar um caso (infecta 25% a 50% das mulheres a nível mundial) não tenha uma campanha vacinação séria mas esta gripe, que não é mais mortal do que as outras gripes, conseguiu ser a maior campanha de vacinação de sempre em Portugal.

O que é que está errado senhora ministra da gripe?

Sem comentários: