quarta-feira, 9 de março de 2011

MENSAGEM DUM PROFESSOR

Caros Colegas, amigo(a)s..

Após um ligeiro período de “descanso” e apreciação da evolução das coisas, que só me trouxe infelizmente mais desilusão, volto à luta contra a política educativa levada a cabo neste país, agora por Isabel Alçada.
Não há pachorra, nem fígados para tanto desvario. E o recente dec.lei 18/2011, em boa-hora chumbado pelo parlamento, deu o tom e as certezas sobre como esta senhora irá trabalhar, ou o seu patrão, o ministro das Finanças.
Apesar de não pertencer, com os meus 52 anos, propriamente à “geração à rasca”, e por isso ainda beneficiar do que muitos de vós nunca irão ter, não me conformo com o estado das coisas e estou solidário e disponível para juntar aos outros a minha voz.
Por isso apelo a todos, alguns também presentes nas memoráveis manifs. de 8 de Março (faz agora 3 anos!) e Novembro de 2008 (vai um link abaixo para relembrar), para que não se rendam ao conformismo, às pequenas traições, ao comodismo do dia-a-dia, e vejam nas situações de unidade e mobilização presentes actualmente por todo o lado, designadamente no mundo árabe, um incentivo para a mudança do nosso país para uma realidade melhor, longe desta crise para sempre omnipresente se continuarmos apáticos como até aqui. A ocasião é-nos favorável: um governo enfraquecido, uma oposição receptiva a compromissos. E a razão, ainda a razão, do nosso lado.
Yes, we can, disse o outro. E nós também podemos porque…
De pouco vale o cinto sempre apertado
De pouco vale andar a lamuriar
De pouco vale o ar sempre carregado
De pouco vale a raiva para te ajudar
(Homens da Luta, A Luta é Alegria, Festival da Canção 2011)
… e de pouco vale andarmos para aí a chorar pelos corredores e salas de professores…se não fizermos ouvir a nossa voz.
Porque como disse Martin Luther King:
“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons.”
E eu, eu não me silencio. Por isso no próximo dia 12 de Março (sábado) estarei em Lisboa em duas manifestações. Irá ser um imenso carnaval…já em tempo de Quaresma!
Primeiro no Campo Pequeno, com milhares de colegas que de todo o país virão. Depois, logo a seguir na Av. da Liberdade, com mais do que uma “geração à rasca”, naquela que será seguramente a manifestação mais espontânea após o 25 de Abril. Só comigo, só contigo, seremos o tal milhão…
Uma coisa é certa: quando os meus netos me perguntarem se lá estive, se fiz ouvir a minha voz quando o país mais pedia, poderei dizer que sim!

E agora, directo às questões práticas: há autocarro para Lisboa disponibilizado pelo sindicato para quem se inscreva (seja sindicalizado ou não). Mas para isso terão que o dizer, mais tardar até quinta-feira, primeiro dia após esta interrupção do carnaval. Vá, pensem lá nisso.
Vamos a Lisboa armar novo Carnaval, agora a sério…
E para relembrar o que foi a nossa força e pode vir novamente a ser: http://www.youtube.com/watch?v=XAt_vVDP8Q0

Um abraço, cheio de energia positiva.
Manel

Sem comentários: