sexta-feira, 6 de maio de 2011

ARTIGO A PUBLICAR NA IMPRENSA

PESO PESADO
• A Sic começou um programa com o titulo acima que é uma cópia de programas similares existentes em vários países. Segundo parece as audiências têm sido boas. Certamente o leitor já terá dado uma espreitadela. Trata-se dum conjunto de pessoas de gordura acima do habitual que tentam perder peso por métodos no mínimo bem duros e que além disso querem aparecer na tv e sobretudo ganhar um prémio relativamente chorudo.
• Confessamos que o programa não é do nosso agrado , até porque os concorrentes além de se sujeitarem ao ridículo( característica comum a concursos do tipo) estão também em risco de um qualquer problema de saúde dado os métodos usados para os fazer emagrecer
• Mas enfim ..aí o problema é que meia dúzia de concorrentes “ sofrem” e alguns milhões vêm e gozam com o facto
• Mas o que nos preocupa mesmo a sério é outro” peso pesado” que as instituições económicas da Comunidade Europeia em conjunto com o F M I e os chamados partidos do “arco do poder” fazem recair sobre Portugal em troca duma dita ajuda de 78 milhões de euros( todos sabemos que não há almoços grátis)
• Na altura em que escrevemos temos assistido ao ridículo e à mentira das informações prestadas sobre o dito empréstimo Começou por se ouvir o primeiro ministro dizer as medidas más que afinal não estavam no acordo ( até parecia que os portugueses iam viver melhor ) Depois ouviram-se e viram -se as medidas anunciadas directamente pelo ministro das finanças e pela chamada troica dos estrangeiros que as vieram impor.
• Por exemplo a SIC anunciava em grandes parangonas que a taxa de juro a pagar seria no primeiro ano de 3,25 por cento. Só que antes o ministro das finanças dissera que a taxa ainda não era conhecida e afinal aí era ele que tinha razão… pois a taxa a pagar serão os referidos 3.25 acrescidos dum spread a definir pela Comissão europeia , em valor não inferior a 2 por cento..o que vai levar a taxa para perto dos seis por cento
• Isso que eu e certamente muitos telespectadores depressa perceberam foi mal explicado( de propósito ?) pelos senhores da dita troica e também incorrectamente compreendido pelas diversas estações televisivas que acompanharam as conferências e só mais tarde explicado pelos comentadores de serviço
• Mas se isso é um importante aspecto a que muitos não deram a devida atenção, todos nós compreendemos que a saúde vai ser maia cara pelo aumento das taxas moderadoras, que vão ser retiradas verbas à educação, que vamos pagar mais pelo gás e pela electricidade, que o IVA vai aumentar, que quem paga mensalidade da casa que comprou e onde habita vai deixar de ter os benefícios fiscais que haviam sido prometidos, que os ordenados vão ser diminuídos ou congelados, etc..etc.
• Ficou a saber-se também que os bancos que contribuíram para a crise de forma directa ou indirecta( alguém esquece os casos BPN e BPP) vão afinal ser beneficiados com uma boa parte da tranche disponibilizada.
• Dirão que estamos sempre a bater na mesma tecla. Talvez seja verdade mas dados como aqueles que nos são transmitidos pela comunicação social como por exemplo a previsão oficial dum desemprego de 13 por cento em 2013 ( alguns comentadores dizem que será muito mais) não podem deixar de nos preocupar profundamente.

Sem comentários: