domingo, 30 de março de 2008

Choldra

GOVERNO, o FISCO e "AS MODERNICES"…


Noticiaram recentemente os jornais que a Direcção-Geral de Impostos desatou a notificar contribuintes recém-casados para declararem o valor das prendas que receberam e de quem, incluindo o vestido da noiva, bem como o dispendido com a "boda" de cada um nos restaurantes, quem pagou, etc, etc., sob pena de, não respondendo, serem sancionados com coimas.


Em tom de amenização desta autêntica "inquisição" fiscal, declarou o Sr. Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais que se tratava de algum exagero do fisco, mas sempre dizendo que tudo aquilo que é rendimento devia ser declarado… ou seja, deu "uma no cravo e outra na ferradura".


Pois bem, creio que o Sr. Secretário de Estado ainda não percebeu bem que o fisco não existe para se preocupar com aqueles que branqueiam capitais, apostam em "off-shores" para ocultar operações ilícitas ou fugir ao fisco, ou para tributar os "chorudos" lucros bancários… pois, na verdade, segundo temos bem percebido, a orientação governamental é para o fisco perseguir sim o cidadão que oculta ter recebido de presente um vestido, um TV, um telemóvel, um anel, ou mesmo a "boda" de casamento.


Por isso, Sr. Primeiro-Ministro e Sr. Ministro das Finanças,


sugiro que orientem este Sr. Secretário de Estado e o Sr. Director-Geral dos Impostos no sentido de se modernizarem e usarem bem os "Simplexes":


· Além dos casamentos, pedirem uma listagem aos Registos Civis, ora super-informatizados, com os aniversários de todos os cidadãos, a fim de o fisco notificar cada um de nós quando fazemos anos, para que declaremos todas as prendas que recebemos, o seu valor e quem no-las deu;


· Sejam notificadas as agências de viagens, as empresas de aluguer de automóveis e pelo menos a TAP, para, todos os meses, informarem o fisco de quem viajou e com quem, o valor dispendido e quem pagou;


· Já agora, seja legislado no sentido de todos os cidadãos passarem a usar uma pulseira com "chip", a fim de serem todas as nossas deslocações controladas e se alguém viajar para fora do país, mesmo que seja só para ir a Badajoz meter um pouco de gasolina mais barata, ou para fazer uma interrupção voluntária de gravidez, ser de imediato notificado para declarar quanto gastou e de onde lhe vieram esses proveitos para esbanjar fora do país!


· È claro que tal "chip" também pode servir para controlar, por exemplo, as relações sexuais, mormente as praticadas fora do casamento…


Claro que se for assim, pode o Governo melhorar substancialmente a sua "perfomance", garantindo que o défice não chegará aos 3% do PIB e até se pode "dar ao luxo" de nos baixar o IRS, pelo menos em 1% e quiçá até garantir que ganhará as próximas eleições !


Corre, porém, o nosso Primeiro-Ministro um pequeno risco: na próxima corrida que for fazer, pode algum cidadão mais recalcitrante ou malandreco pregar-lhe uma rasteira e ele se estatelar, mas isso será uma coisita sem importância, neste país das "maravilhas" em que vivemos!


Mas já agora, pelo sim pelo não, sugiro ao Sr. Primeiro-Ministro e ao Sr. Ministro das Finanças que, com as receitas extraordinárias que o fisco vai cobrar, contratem de imediato um bom grupo de "gorilas", não vá o "diabo tecê-las"!


Conclusão: afinal, a D. Carlos assistia alguma razão quando disse que este país era uma "choldra"!


__._,_.___
.
__,_._,___

Sem comentários: