domingo, 5 de julho de 2009

P.S e P.C.P.

Copiado com a devida vénia do blogue "Fliscorno"

.......

Houve dois incidentes recentes que condeno por igual: as borrifadelas e encontrões que Vital Moreira levou no 1º de Maio e os cornos que Manuel Pino mostrou a Bernardino Soares no Parlamento. Curiosamente, dois casos que envolveram figuras do PS e do PCP mas em papeis opostos.

A situação do 1º de Maio foi usada pelo PS até não render mais, com exigência de pedidos de desculpas e afirmações de que a democracia tinha sido posta em causa. Já no caso dos cornos no parlamento, o PS e as pessoas a ele ligado têm ensaiado uma perspectiva diferente: o pobre coitado do ministro foi vítima de uma provocação do PCP. Parece, no entanto, que foi por ter sido confrontado com a história de um cheque usado para propaganda do partido que o fez perder as estribeiras. Mas isso é uma outra história. De registar neste segundo caso é a indignação do PS por a oposição o usar exactamente da mesma forma que o PS havia feito quando do 1º de Maio.

Finalmente, a parte mais interessante nestes dois casos é o PS agora acusar o PCP de provocação quando a deslocação de Vital Moreira ao 1º de Maio foi um momento de calculismo político para obter o mesmo efeito que esta alegada provocação causou. Enfim, cada qual faz o seu papel mas estamos cá nós para registar estas dualidades.

Sem comentários: