quarta-feira, 6 de julho de 2011

AGÊNCIAS DE RATING

O que são agências de rating ?
Teoricamente as agências de rating seriam formadas por especialistas em economia e finanças que ajudariam a estudar as capacidades dum país. de bancos e outras grandes empresas e entidades diversas como por exemplo camaras municipais para fazerem face aos seus compromissos em pagar dividas.
O certo é que essas agências ditas de rating,( por coincidência ou não as 3 principais são norte-americanas) são temidas quwer pelos governos quer pelas outras entidades atrás citadas e nomeadamente os juros que um país paga pala sua divida oscila conforme as notações das ditas agências.
E será que aquilo que as mesmas apontam deve merecer credibilidade...deve mesmo levar-nos a acreditar que a sua opinião se baseia em factos?
RELEMBREMOS...
Três anos atrás... o conhecido banco Lehman Brothers FALIU, Nas vésperas...lembremos bem..nas vésperas..as agências de rating ( entre elas a Moddys que agora classifica Portugal como lixo) classificava o tal banco como AAA , ou seja a mais alta nota que pode atribuir.
Em relação à Islandia, antes das dificuldades sentidas por aquele país, onde aliás começou a crise( se o leitor puder veja um filme chamado exactamente " A origem da cise" que explica tudo) tambem as agências de rating deram dias antes a classificação máxima à situação financeira daquele país.
Então porque é que toda a gente receia a classificação dada por agencias manifestamente incompetentes ou de má fé ( inclinamo-nos para a segunda hipótese atendendo a que as mesmas agências são dominadas pelos grandes grupos financeiros norte americanos?()
Mistério...que realmente não sabemos explicar...só sabemos que há um ditado que diz "quanto mais a gente se abaixa mais se vê o rabo"
E é isso que se tem passado com os diversos governos portugueses desde o ultimo ao actual que dobram a cerviz acreditando que se "se portarem bem"( como eles dizem) os grandes grupos económicos vão ter peninha da gente.
Notemos que agora até a senhora Merkel( cujas atitudes tanto têm prejudicado os paises europeus periféricos como Portugal) começam a reagir..

Poderemos ter esperança?

Sem comentários: