domingo, 24 de julho de 2011

AGÊNCIAS DE RATING...uma simples definiçao

O QUE SÃO AGÊNCIAS DE RATING:

Todos os dias o Miguel, filho do dono da mercearia, rouba pastilhas
elásticas ao pai para as vender aos colegas na escola. Os colegas, cujos
pais só lhes dão dinheiro para uma pastilha, não resistem e começam a
consumir em média cinco pastilhas diárias, pagando uma e ficando a dever
quatro.
Até que um dia já todos devem bastante dinheiro ao Miguel, por isso ele
conversa com o Cabeças, - alcunha do matulão lá escola, um gajo que já
chumbou quatro vezes - e nomeia-o a sua agência de rating.
Basicamente, cada vez que um miúdo quer ficar a dever mais uma pastilha ao
Miguel, é o Cabeças que dá o aval, classificando a capacidade financeira de
cada um dos putos com "A+", "A", "A-", "B"...
e por aí fora.
A Ritinha já está com uma dívida muito grande e um peso na consciência ainda
maior, por isso acaba por confessar aos pais que tem consumido mais
pastilhas do que devia. Os pais ao perceberem que a Ritinha está endividada,
estabelecem um plano de ajuda para que ela possa saldar a sua dívida,
aumentando-lhe a semanada mas obrigando-a a prometer que não gasta mais
enquanto não pagar a dívida contraída.
O Cabeças quando descobre isto, desce imediatamente o rating da Ritinha
junto do Miguel que, por sua vez, passa a vender-lhe cada pastilha pelo
dobro do preço. A Ritinha prolonga o pagamento da sua dívida e o Miguel
divide o lucro daí obtido com o Cabeças que, como é o mais forte, é
respeitado por todos.

Sem comentários: