quinta-feira, 14 de julho de 2011

VALE TUDO

"É o vale tudo!", diz Carvalho da Silva após reunir com Passos
À saída da reunião com Passos Coelho, o secretário-geral da CGTP criticou a escolha do mês de Agosto para a discussão pública da revisão das leis laborais e verificou que "os verdadeiros detentores da riqueza continuam dispensados dos sacrifícios".
Artigo | 14 Julho, 2011 - 02:12

O líder da CGTP não quer que o dinheiro da Segurança Social seja usado "como uma mera peça do Orçamento". Foto António Cotrim/Lusa Carvalho da Silva disse aos jornalistas que perguntou a Pedro Passos Coelho se está disponível para taxar as operações dos bancos e assim substituir os sacrifícios dos trabalhadores. "O primeiro-ministro disse que não", revelou Carvalho da Silva. Para o sindicalista, presente em São Bento para apresentar as propostas da CGTP, a política do Governo tem sido "dualista" por taxar a "riqueza produzida pelos trabalhadores em vez da riqueza produzida pela especulação financeira". Estas críticas foram estendidas à forma como tem sido gerido o dinheiro da Segurança Social, "como uma mera peça do orçamento. O dinheiro da Segurança Social é o dinheiro do trabalho de todos nós", lembrou Carvalho da Silva.

Para a CGTP, o prazo do governo para apresentação de propostas para a revisão da legislação laboral - até ao fim deste mês, e tendo Agosto como período de discussão pública - "viola o que a Constituição da República determina". "Isto é o vale tudo. Vamos assistir à discussão de matérias altamente sensíveis em pleno mês de agosto", denunciou Carvalho da Silva à saída da reunião com Passos Coelho.

Em audiência separada, o primeiro-ministro recebeu também dirigentes da UGT. "O primeiro-ministro não nos tranquilizou relativamente à aplicação do imposto extraordinário sobre o 13.º mês", afirmou à saída João Proença. Mas o líder da UGT preferiu reagir com suavidade a este encontro com Passos Coelho, declarando aos jornalistas que "esta foi uma primeira abordagem, uma abertura ao diálogo, mas só veremos os resultados mais tarde".

Esta semana, a CGTP está a desenvolver acções de rua no âmbito da iniciativa "Tempos de Preocupação, Tempos de Acção", com plenários, caravanas e concentrações com distribuição de propaganda. Esta quinta-feira a campanha passa por Aveiro, Portalegre, Serpa, Benavente e Bragança. Na sexta feira há manifestação em Lisboa com concentração às 15h do Largo de Santos com destino à Assembleia da República enquanto no Porto, o ponto de encontro é na Rotunda da Boavista.

Sem comentários: