segunda-feira, 28 de setembro de 2009

E AGORA,PS ?

Os resultados das eleições de ontem dão para todas as leituras.
Conforme se previa o P.S. foi o partido mais votado. Mas poderá falar-se em vitória?Posderá reclamar vitória um partido que numa só legislatura perdeu cerca de 500.000 votos, e desceu a sua percentagem de cerca de 45 p0r cento para pouco mais de 36 por cento , reduzindo os seus deputados de 121 para 96?
E o P.S.D. que ambicionava derrotar o P.S.( sobretudo depois dos resultados das europeias) e acabou por apenas conseguir 29,09 ao nível do que fora considerado uma catástrofe, o governo Santana Lopes.?
O centrão foi rejeitado por grande parte dos portugueses...
Os grandes vitoriosos da noite foram sem dúvida o CSDS/PP e o Bloco de Esquerda. O primeiro passou a ser a terceira força politica , ultrapassando os dez por cento e garantindoi 21 deputados..o Bloco duplicou votos e deputados ,passando a ter 16.
Tambem a CDU se paasou a ser a quinta força politica..mesmo assim subiu votos e um deputado.
E agora..que vai fazer o P.S.?
Tentar uma coligação com o PP.. seria a maior das hipocrisias..depois de se afirmar como a única hipótese de a esquerda ganhar..aliar-se á extrema direita?
à outra hipótese de aliança com BE e CDU( só com um deles não chega para uma maioria) tambem parece muito difícil dado serem partidos quye têm efectivamente uma visão de esquerda... ao contrário do PS.
Alianças pontuais..ora com um ora com outro..talvez...
E a médio prazo , com outro líder no PSD, a hipótese dum novo bloco central.?
Aguardemos.

Sem comentários: