sexta-feira, 11 de setembro de 2009

UM PENSAMENTO LAPIDAR DE Boaventura Sousa Santos(suponho)

Quando está no poder a direita tem dois poderes: o poder político e o poder económico; quando está na oposição, a direita cede o poder político à esquerda mas continua a ter o poder económico".
Sabendo-se como se sabe que a economia é que governa a política (o que já se sabe pelo menos desde o tempo em que Marx o constatou), a esquerda quando, nas nossas democracias (ditas clássicas, representativas, parlamentares, burguesas ou como lhes queiram chamar) está no poder, exerce-o sempre de maneira envergonhada uma vez que o poder económico que a direita continua a deter, a impede de pôr em prática uma verdadeira política de esquerda. E aí só tem um caminho: fazer também política de direita para evitar que os obstáculos que o poder económico lhe poria se tentasse fazer uma política de esquerda, a ponham a breve prazo fora de combate pela degradação da situação económica e consequente viragem do eleitorado novamente à direita.
A única solução para a esquerda parece ser pois a de retirar à direita o poder económico sem cair em ditadura o que até hoje ainda não foi possível (v.inúmeros exemplos na história recente desde o regime soviético até à Venezuela actual, passando pelo regime castrista em Cuba). Conseguirá alguma vez a esquerda essa proeza? Enquanto o não conseguir estará sempre condenada ao fracasso.

Sem comentários: