segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

NATAL

O QUE PENSO DO NATAL

NATAL

Já é lugar comum dizer-se que o Natal é a festa do consumo e que muito mais que celebrar valores cristãos há a obsessão das compras..muitas delas inúteis..e das ofertas..muitas também em que as pessoas que as recebem não as apreciam e nalguns casos até as tornam a oferecer a outros..numa espiral sem fim.
Mas ..embora haja pessoas que até se endividam para essas ofertas quase inúteis..o certo é que quem as faz em princípio tem dinheiro para isso e o problema é seu.
O que mais nos deve preocupar são as pessoas que, simplesmente não podem fazer seja que compra for, por não disporem dum mínimo de dinheiro para tal.
Aqui há uns anos dizia-se que vinha aí o mundo da abundância..as novas tecnologias viriam permitir a redução dos horários de trabalho a par do pleno emprego.
Infelizmente sucedeu exactamente o contrário… a geração dos nossos filhos e netos parece ser a primeira geração desde há séculos em que os filhos vão viver pior que os pais.
O desemprego aumenta dia a dia… a precariedade e total fala de garantias para quem ainda tem trabalho sobe de modo exponencial.
As desigualdades entre ricos e pobres são cada vez maiores. Enquanto, conforme foi divulgado na net, personalidades como o senhor Abramovich( patrão do Chelsea) gastam dezenas de milhar de euros num almoço, outros procuram comida nos caixotes de lixo.
Lá por África milhões morrem à fome… as chamadas novas economias emergentes crescem á custa de trabalho infantil e horários de trabalho dignos dos escravos da Antiguidade
Falando de Portugal por exemplo , enquanto os grandes bancos acumulam milhões de euros ( e até queriam que passássemos a pagar as operações no multibanco)milhões de pessoas tentam sobreviver com o ordenado mínimo, ou reformas que nem mínimas são.
Enquanto o governador do Banco de Portugal diz que é preciso travar os salários as suspeitas de corrupção de grandes figuras ligadas ao empresariado de nome e á alta politica são acusadas..mas nunca ninguém é condenado… nem um só para amostra.
Não somos defensores de igualitarismos demasiados..defendemos que o mérito deve ser recompensado… mas vejamos por exemplo no futebol. Ainda há dias jogaram Sporting e Costa de Caparica..os jogadores do Costa, conforme foi publicamente dito ganham 350 euros mensais..trabalham e estudam. No Sporting qualquer jogador auferirá no mínimo 100 vezes mais.
E quantos clubes com salários em atraso , cujos jogadores se limitam a sonhar com os poucos que militam nos chamados “grandes”.?
Mas se isto é no futebol, o mesmo se passa em muitas outras profissões, de advogados a médicos, de jovens com formação universitária que graças a um bom “padrinho” auferem bons ordenados em empresas prestigiadas a outros que com igual ou superior competência o mais que conseguem é um lugar de “caixa “ num supermercado.
Dum ensino que foi deixado em “cacos” por um ministério incompetente que só se preocupou em arrasar os professores a uma saúde onde a preocupação foi beneficiar os grandes grupos privados, tudo isto são sinais duma crise que nunca deveria ter existido se os diversos governos se preocupassem mais com o povo em menos consigo mesmos.
Neste Natal o mínimo que devemos fazer é reflectir…sobre o porquê de muita coisa que nos acontece,..da politica à economia ..ou à ecologia.
E..dessa reflexão pensarmos em como será ou não possível tentar construir um Mundo um pouco mais justo..onde as desigualdades sociais não sejam tão gritantes.

Sem comentários: