quinta-feira, 30 de outubro de 2008

AINDA A AVALIAÇÃO (3)

UMA ESCOLA COM 130 DOCENTES GASTA 1.560 hORAS NA aVALIAÇÃO


principal dificuldade do modelo de avaliação dos professores reside no número de horas necessárias para o processo, cerca de 12 horas/ano por professor. A conclusão é do Agrupamento de Escolas D. João II, em Santarém, após realizar uma 'avaliação teste' a 16 professores efectivos durante o último trimestre do ano lectivo passado. António Pina Braz, presidente do conselho directivo do agrupamento, revelou que 'a maior dificuldade sentida foi a gestão de tempo'. No total contabilizou-se a necessidade de 12 horas/ano para a avaliação de cada professor do agrupamento. Uma escola secundária com 130 docentes gastará 1560 horas com a avaliação de desempenho. São 1560 horas de trabalho a mais sem benefícios para a qualidade do ensino e das aprendizagens. Ao invés, essas 1560 horas acrescem à carga horária semanal do professor que, em muitos casos, excede as 40 horas. São 1560 horas de trabalho que contribuem para a exaustão do professor e que o impedem de dedicar tempo e energia à preparação das aulas, à elaboração de materiais de ensino, à relação pedagógica, ao apoio individualizado e à avaliação dos alunos.

A propósito do excesso de carga horária semanal dos professores, leia este depoimento da colega Isabel Fidalgo: 'Hoje estou mesmo de 'língua de fora'.Trabalhei 3 horas de manhã, em casa, a adiantar a correcção de testes diagnósticos; de tarde, 6horas na escola, a dar aulas e a traçar objectivos individuais. Agora estou em casa a trabalhar na direcção de turma, com a ajuda do meu marido, porque não houve tempo para que o trabalho fosse feito no devido local. Passei o fim-de-semana sem pôr os pés na rua, a corrigir testes. Amanhã tenho que estar às nove e vinte na escola. Vou na segunda semana de aulas e, não fora a experiência, seria uma lástima. Não sobra tempo para preparar estratégias que seduzam os alunos. Só a força anímica e o grande amor pelos jovens nos permitem continuar. Dentro da sala de aula esqueço tudo e sou feliz, porque vejo na actividade docente uma dimensão cultural e cívica que ainda me fascina. Mas hoje, tive que interromper uma aula, sentar-me dois minutos, segurar a cabeça, beber água e tomar um pacote de açúcar para me segurar. ESTOU EXAUSTA!!! Ninguém consegue humanamente fazer tanta coisa ao mesmo tempo.'







No virus found in this incoming

Sem comentários: