terça-feira, 7 de outubro de 2008

Crise

Duma forma primária a "crise" teve origem no egoísmo de muitas empresas( particularmente bancárias) que além de atribuirem salários principescos aos seus administradores não tiveram um minimo de cuidado nas atribuições de créditos(terá isto sido apenas nos E.U.A..?.claro que não..em Portugal os exemplos são mais que evidentes)
Mas isso é apenas a gota de água.
Será que tudo isto não é uma crise do sistema global capitalista..tal como ele iunciona? Há muito que o capitalismo deixou a social-democracia ( já não falo em socialismo) para se entregar nas mãos dos ditos neo-cons , partidário do capitalismo mais selvagem.Curioso é que agora querem todos a ajuda do Estado... mas quando a crise amainar( se amainar) voltarão a reclamar "menos estado".
Ainda ontem no programa " Prós e Contras"da RTP...um dos intervenienetes ..com a maiordesfaçatez disse isso... que o Estado intervenha, salve as empresas e depois ..se retire...
Curioso que nesse dito programa só foram convidados teóricos do neo-liberalismo...nem sequerpara amostra houve um convidado que pudesse ser aparentado com algo de esquerda( cruzes ..abrenúncio).
Já ouvi dizerque Marx se estaria a rebolar no túmulo.
Não está..não. Porque Marx sonhava com uma intervenção estatal..mas para benefício do povo e não para salvar os grandes grupos económicos.
O trágico disso tudo é que agora essa intervenção é mesmao necessária.. tambem para salvar empregos e não apenas os " grandes". Mas , se ela resultar seria bom que soubessemos aprender a lição no sentido de virmos a construir um Mundo mais justo.

Sem comentários: