terça-feira, 5 de abril de 2011

REFLEXÃO

BANCOS E BANQUEIROS
• Abre-se um aparelho de TV e seja em que canal for só se ouve falar de crise..crise. E na verdade isto não está para brincadeiras… uma taxa de desemprego muito acima da média europeia… muito mais portugueses em risco devir a engrossar esse número ou com empregos precários..precaríssimos…dividas ao estrangeiro que obrigam o Estado a suportar taxas de juros incomportáveis… vem ou não vem o “famigerado” FMI e todos nós a trener pelo nosso futuro.
• No meio desta situação soube-se hoje que o conjunto de bancos portugueses decidiu pura e simplesmente não emprestar mais dinheiro ao estado português. Os senhores banqueiros sentados numa mesa de luxo que a TV mostrou( as iguarias que comeram não vimos mas podemos pressupor) tomou essa decisão em prol dos seus inatacáveis lucros.
Claro que se esqueceram que são uns privilegiados a quem o Governo sempre beneficiou permitindo-lhes pagar taxas de imposto muito inferiores às de qualquer pequena empresa ou contribuinte individual, claro que se esqueceram que os seus lucros têm continuado a subir em flecha, claro que se esqueceram também que certas obras faraónicas ou totalmente inúteis desde estádios de futebol vazios, a submarinos milionários comprados para ego( só ego?) de alguns, foram incentivados por eles, claro que se esqueceram que em conjunto com o mesmo Governo foram eles que fizeram gastar milhões que pertenciam ao país e que aliviariam a crise para salvar um outro grupo de banqueiros do BPN cuja gestão nem nos atrevemos a comentar.

Sem comentários: